7ª EnerSolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar


Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia e o Biomass Day – Congresso Internacional da Biomassa concentram as discussões em torno da produção de energia limpa no Brasil.


 

São Paulo, 22 de maio de 2018 – Em um cenário em que o Brasil está considerando aderir à Aliança Solar Internacional e no qual um relatório lançado pelas Nações Unidas no início de maio indica que, entre os 20 maiores países consumidores, o Brasil se destaca na produção de energia renovável, acontece a 7ª EnerSolar + Brasil– Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar. O evento ocorre de 22 a 24 de maio, das 13h às 20h, no São Paulo Expo.

Segundo a Irena (Agência Internacional para as Energias Renováveis na sigla em inglês), desde de 2012 a instalação de capacidade de renováveis ultrapassou as não renováveis de forma crescente no mundo. No Brasil, a importância histórica das usinas hidráulicas na matriz elétrica nacional o coloca muito acima dessa realidade mundial. Mas ainda caminhamos no esforço de ampliar as fontes alternativas de geração renovável de energia. Nos últimos anos, a matriz energética obteve sucessivas melhoras na oferta de energia eólica, fotovoltaica e de biomassa.

Para manter o debate sobre essa evolução da oferta de energia de fontes renováveis alternativas acontece, o evento traz uma programação intensa com a realização de dois congressos simultâneos.

Ecoenergy

A 8ª Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia, acontece de 22 a 24 de maio, a partir das 9h. Durante os três dias de atividades, profissionais de renome no mercado debaterão questões regulatórias imprescindíveis para o desenvolvimento da energia solar no país, disponibilização de linhas de financiamento e novas iniciativas para que sejam adequadas às necessidades dos empreendedores, assim como tecnologias disruptivas e alianças estratégicas entre os agentes.

O primeiro dia de evento terá o tema “Regulamentação e gestão de tributos em foco” e começará com uma mesa redonda sobre o marco regulatório e reformas do setor elétrico. Seguido por painel de debates sobre questões regulatórias relativas à distribuição; apresentação sobre diretrizes para a tributação e estrutura tarifária de energia solar; viabilidade econômica do sistema SAS – Sistema de Aquecimento Solar; e compliance no setor de infraestrutura.

Dia 23, o tema será “Financiamento ideal para a estrutura do projeto e tendências tecnológicas” no formato de um talk show com financiadores sobre gestão de linhas e recursos para financiar projetos de energia solar. As demais apresentações incluirão as vantagens para a combinação de linhas de financiamento nacionais e internacionais; mesa redonda de energia e sustentabilidade; economia na tarifa branca; e três estudos de caso: “Lições aprendidas pelas cooperativas de energia solar”, “Baterias com alto rendimento e capacidade de armazenagem adequada ao projeto” e “Tecnologias disruptivas e digitalização de serviços”.

O painel sobre “Gestão da qualidade de processos, pessoas e de parcerias de sucesso” está na agenda do dia 24. O dia começa com um debate sobre a implementação do sistema de gestão de energia de acordo com a NBR ISO 50001; apresentação das novidades sobre certificação de profissionais e instalações de energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo; certificações I-REC e REC Brasil para energia solar; e estudos de caso sobre a expansão dos projetos de energia solar nas construtoras e em mobiliário urbano, encerrando as atividades da Ecoenergy.

Biomass Day

O 2º Biomass Day – Congresso Internacional da Biomassa acontece de 22 a 24 de maio em diferentes horários, abrangendo uma ampla gama de biomassas nas discussões. Diante do grande potencial e demanda por incentivos para essa fonte de energia e de geração de produtos com alto valor agregado, o congresso propõe temas como impactos da revisão de normas do setor elétrico, resultados na aplicação da agrobiotecnologia e química verde, estrutura para produção de biogás e geração de energia, biorrefinarias em projetos de pequena e grande escala, rentabilização de resíduos florestais e urbanos e financiamento de projetos.

Toda a programação é vinculada ao tema âncora “Razões para investir, acelerar novos negócios e rentabilizar resíduos agrícolas e urbanos”. O primeiro dia do evento abrirá com uma mesa redonda sobre planejamento energético sob a ótica da revisão de normas do setor elétrico e os reflexos na geração de energia a partir dos diversos tipos de biomassa. A atividade será seguida por um painel de debates sobre o potencial da biomassa como fonte despachável no Brasil e como matéria-prima para produtos com alto valor agregado e por apresentação sobre a comercialização de energia a partir da biomassa.

As apresentações do dia 23 trarão os resultados práticos de biodigestor anaeróbico para produção de biogás e consequente geração de energia; Renovabio; biorrefinarias de base eucalipto, cana de açúcar e outras biomassas; rotas tecnológicas e incentivos à alavancagem de biorrefinarias para geração de bioprodutos; compartilhamento da experiência na certificação da primeira planta brasileira de biomassa; e biotecnologia aplicada aos novos produtos da biomassa.

E no dia 24, os temas finais abordados serão cooperação industrial e avaliação da rentabilidade para desenvolvimento de tecnologia compacta e modular de produção de pellets; tratamento de lixo e outros resíduos urbanos para geração de energia e consequente resolução de problemas estruturais nas cidades; geração compartilhada: acesso ao crédito e desafios técnicos e regulatórios da geração distribuída com fontes híbridas biomassa+solar e biogás+solar; e financiamento de projetos de diversos tipos de biomassa.

Techshow

A Techshow – Palestra dos Expositoresé mais uma atividade parte integrante da EnerSolar + Brasil e ocorre dias 22 e 23 de maio, das 14h às 19h. Os profissionais poderão acompanhar os debates sobre como tornar o integrador mais competitivo no mercado solar; aplicações ON/OFF grid com inversores híbridos modulares PHB e baterias; baterias Freedom para sistema fotovoltaico; técnica de vendas aplicadas a sistemas fotovoltaicos; a importância dos testes nas instalações elétricas e fotovoltaicas; especificação de inversores; e veículos elétricos e sistemas fotovoltaicos.


SERVIÇO:

EnerSolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar
Data:22 a 24 de maio de 2018
Horário: 13h às 20h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo / SP

8º Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia.
22 de maio, das 9h às 18h15
23 de maio, das 9h às 18h45
24 de maio, das 9h às 13h30

2º Biomass Day – Congresso Internacional da Biomassa
22 de maio, das 13h30 às 18h45
23 de maio, das 9h às 18h30
24 de maio, das 9h às 18h15

Techshow – Palestra dos Expositores
22 e 23 de maio, das 14h às 19h


Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano é uma empresa especializada na realização de feiras de negócios e de produção de revistas técnicas, cujos objetivos são aproximar organizações na América Latina, bem como criar oportunidades reais de negócios e de relacionamentos. A empresa é a filial brasileira da Fiera Milano SpA, grupo líder em feiras e congressos na Itália e um dos mais importantes no mundo.

A Fiera Milano possui um portfólio único de feiras considerando a variedade de setores da economia que são representados, além da qualidade apresentada nos seus eventos – tanto na Itália quanto no exterior. São 12feiras no Brasil: EBRATS Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície; FEITINTAS – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos; FESQUA – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes; EXPOSEC – Feira Internacional de Segurança; EnerSolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar; TecnoMultimídia InfoComm Brasil;  FIRE SHOW – International Fire Fair; FISP FISST – Feira Internacional de Segurança e Proteção; REATECH – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade; TUBOTECH – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes; wire South America – Feira Internacional de Cabos e Fios e BRASEG – Feira Brasileira de Segurança e Saúde no Trabalho e Proteção Contra Incêndios.


Mais informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação
Email equipe: fieramilano@2pro.com.br
Teresa Silva – (11) 3030-9463
Marcos Coelho – (11) 3030-9403
Myrian Vallone – (11) 3030-9404

www.2pro.com.br