Seguros podem ser fiéis da balança para investimentos em projetos de energia limpa


Companhias seguradoras participam da Ecoenergy para mostrar suas carteiras de produtos voltadas aos novos empreendedores do mercado de eletricidade

São Paulo, abril de 2019 –Como qualquer outro empreendimento, os parques de geração de energia estão sujeitos aos mais diversos riscos. Os proprietários ou financiadores podem se deparar com incidentes naturais, operacionais e jurídicos capazes de retardar ou mesmo inviabilizar os projetos nessa área. Na Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio no São Paulo Expo, companhias seguradoras apresentarão coberturas dedicadas aos novos atores e investidores do mercado de eletricidade.

“O setor de seguros é plenamente capaz de dar conforto às pessoas envolvidas em iniciativas de energia limpa. Existem produtos para as diferentes etapas dos projetos”, afirma Sidney Cezarino, Diretor de Property, Riscos de Engenharia, Riscos Diversos e Energy da Tokio Marine Seguradora, participante da Ecoenergy. “O seguro dá estabilidade aos empreendimentos e ajuda a criar um ambiente favorável em todos os sentidos”.

Aproximadamente 25% do portfólio de Grandes Riscos da Tokio Marine já são compostos por negócios na área de energia, com grande participação de projetos de energia renovável. A empresa possui profissionais especializados no atendimento ao setor e uma célula específica para cuidar do negócio de energia renovável (geração, transmissão e distribuição de energia eólica, térmica, solar e hidrelétrica). “Dessa forma, conseguimos fazer um gerenciamento mais adequado e, consequentemente, oferecer os produtos que mais atendam às necessidades e à realidade de cada cliente”, explica Cezarino.

Em linhas gerais, as companhias seguradoras oferecem as seguintes coberturas para os operadores do mercado de energia:

  • Seguro garantia. Apoia as empresas de energia na garantia de participação dos leilões da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do mercado livre, bem como nas garantias de execução de contrato que tais empresas são obrigadas a apresentar ao poder concedente ou para contratantes da energia vendida;
  • Seguro de riscos de engenharia. Voltado a mitigar o risco de acontecerem acidentes nas obras de engenharia e na instalação e montagem de equipamentos;
  • Seguro patrimonial. Dedicado a cobrir danos materiais por incêndio, vendaval, danos elétricos, queda de raio, explosão e fumaça, alagamento e inundação, roubo ou furto qualificado de bens, quebra de vidros, desmoronamento, greves e locaute, furacão, ciclone, granizo, queda de aeronaves e também o prejuízo de lucros cessantes;
  • Seguro de riscos diversos. Visa garantir danos ocorridos em equipamentos;
  • Seguro paramétrico. Tem por objetivo indenizar as empresas geradoras de energia quando elas sofrerem uma queda de receita por conta da falta ou redução do recurso natural necessário à geração.

Luciana Natividade, Diretora Comercial da Fator Seguradora, braço de seguros do Banco Fator que também estará presente na Ecoenergy 2019, explica que o relacionamento com empreendedores tem ajudado a formatar os planos e a aperfeiçoar o atendimento ao setor. “Com a ocorrência de sinistros nós ganhamos mais conhecimento sobre melhores práticas de gestão de riscos, experiência essa que é possível compartilhar com os nossos segurados”, comenta a profissional.

De acordo com Rimantas Sipas, Diretor Comercial da Cipa Fiera Milano, organizadora da Ecoenergy, as coberturas podem atuar como fiéis da balança para os investidores. “Num momento como o atual, de multiplicação dos empreendimentos, ter resguardos de marcas fortes do mercado segurador pode fazer toda a diferença na atração de aportes de bancos de investimentos ou mesmo de fontes particulares”, observa.

Luciana, da Fator Seguradora, concorda que as coberturas podem representar diferenciais competitivos para os projetos e também de credibilidade para um mercado emergente. “À medida que as operações de geração, distribuição e transmissão são amparadas por salvaguardas adequadas, todo o sistema se torna mais confiável”, argumenta a profissional. Cezarino, da Tokio Marine, acrescenta que o atendimento aos geradores de energia limpa também traz de volta ganhos de imagem. “O trabalho mostra nosso compromisso em apoiar atividades sustentáveis para o bem-estar da humanidade e do planeta”, afirma o executivo.


Serviço:

Ecoenergy 2019
Data: 21 a 23 de maio
Horário: 13h às 20h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP
www.feiraecoenergy.com.br

 

Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócio majoritário da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano. No Brasil, são realizadas nove feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e sustentáveis, tubos e conexões, cabos e fios, saúde no trabalho, tratamento de superfícies, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fesqua, Ebrats, Ecoenergy e Reatech.

 

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação
Email equipe: fieramilano@2pro.com.br
Teresa Silva – (11) 3030-9463
Guilherme Kamio – (11) 3030-9403
Renê Gardim – (11) 3030-9422
Myrian Vallone – (11) 3030-9404
www.2pro.com.br