07 a 09 de Junho de 2022

13h às 20h
SÃO PAULO EXPO / SP

(11) 5585-4355 / (11) 3159-1010

comercial@fieramilano.com.br

Fiera Milano Brasil

07 a 09 de Junho de 2022

13h às 20h
SÃO PAULO EXPO / SP

Cipa Fiera Milano
Cipa Fiera Milano

ABAF PARTICIPA DA ECOENERGY 2022

20 de junho de 2022
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) apoiou a Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia. E, de 07 a 09 de junho, o diretor executivo da ABAF, Wilson Andrade, esteve presente na feira em São Paulo (SP) para trocar experiências sobre o setor de fontes de energia sustentáveis.

Organizada pela Cipa Fiera Milano, a feira Ecoenergy chegou em sua 9ª edição, conhecida como uma plataforma de soluções voltadas para toda a cadeia produtiva de energia solar e eólica, biomassa, GTDC e painéis fotovoltaicos, tendo como objetivo promover o desenvolvimento do setor de fontes de energia sustentáveis, como: combustíveis gasosos, líquidos e sólidos, e também de energia geotérmica e hidroelétrica.

De acordo com o diretor executivo da ABAF, a biomassa da árvore é a melhor alternativa para o setor florestal e para geração de energia no país, pois além de possuir todos os atributos das fontes térmicas estruturantes, com características economicamente competitivas, a grande base florestal disponível no Brasil permite regular os níveis dos reservatórios, minimizando riscos futuros de desabastecimento energético por escassez hídrica.

“O eucalipto, por exemplo, é muito usado e é talvez a principal madeira utilizada como biomassa para energia. Eucaliptos alimentam uma indústria muito forte de carvão vegetal e o carvão, por sua vez, é usado industrialmente em siderurgia e outras áreas. Há ainda um consumo agrícola muito grande de energia para geração de calor usado na secagem de produtos agrícolas, no aquecimento de aves ou na geração de vapor e calor para processos industriais”, explica o diretor executivo.

Há algum tempo se fala de florestas energéticas e florestas energéticas de eucalipto. “O eucalipto é uma das árvores que crescem mais rápido no mundo, produzindo muita biomassa por unidade de área. Com isso, tem um potencial muito grande de ser plantado para a geração de energia também. Aqui na Bahia, por exemplo, temos a Down Química que se associou a ERB para produzir energia para sua fábrica e também para a rede”, diz Andrade.

Além disso, a madeira também é utilizada para gerar energia elétrica, ou calor e energia elétrica. Quase todas as indústrias de celulose e papel usam a madeira de eucalipto ou pinus para a produção de papel, mas aproveitam resíduos, na forma de lixívia ou sobras como casca e finos, para produzir energia elétrica. Outras indústrias de madeira, como serrarias, também usam seus resíduos para gerar energia.

Da garantia de suprimento de matéria-prima para todos os usos da madeira – atuais e potenciais – a uma nova economia de baixo carbono, a solução passa pelas florestas plantadas. “Para isso, precisamos trabalhar na ampliação de mecanismos que incentivem o consumo de produtos florestais: desde o papel e a madeira, até combustíveis mais limpos, como a biomassa, e produtos químicos e farmacêuticos retirados das árvores”, informa Andrade.

Ecoenergy 2022

Data: 07 a 09 de junho
Horários: Congressos – 9:30h às 18h | Feira – 13h às 20h
Local:  Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, são Paulo – SP
www.feiraecoenergy.com.br

 

FONTE:

ABAF

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

CONGRESSO ECOENERGY 2022

Garanta já sua Participação em
um dos Maiores Congressos de
Energias Limpas e Renováveis
do Brasil.
INSCRIÇÕES ABERTAS
close-link