Ecoenergy ocorre em meio à expectativa de que a consulta pública da norma de instalações elétricas para sistemas fotovoltaicos seja aprovada

18 de abril de 2018
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Consulta e suas implicações estarão entre os tópicos abordados na mesa redonda da Abeama – Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente.


São Paulo, abril de 2018 – A Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia,realizada de 22 a 24 de maio no São Paulo Expo, ocorrerá no momento em que o mercado de energia solar fotovoltaica espera já ter sido aprovada a consulta pública da NBR 16690, norma de instalações elétricas para sistemasfotovoltaicos. Esta norma irá estabelecer regras claras para a qualidade e fiscalização das instalações, assim como se tornar referência para formação de mão de obra no setor. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.congressoecoenergy.com.br.

A mesa redonda “Captação de recursos dos agentes: escolhas e resultados”, promovida por Ruberval Baldini, presidente da Abeama – Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente, abordará a questão. “O mercado fotovoltaico é relativamente novo no Brasil, então nossos marcos legais têm que estar em constante evolução, adaptando-se às mudanças de cenário”, afirma.

Baldini destaca que, nos últimos anos, a Abeama tem trazido à Ecoenergy pautas com enfoque nos consumidores finais, comerciais e industriais, falando a língua deles. “Queremos que cada vez mais brasileiros possam utilizar energia solar. Todo mundo que tem um teto pode se beneficiar disso e a divulgação com propriedade é de grande importância nesse processo”. O que precisa incluir, segundo ele, explicações sobre a redução da conta de eletricidade, como utilizar complemento fotovoltaico em um projeto que já faz uso de energia intensiva e o funcionamento do sistema.

Os participantes poderão tirar dúvidas sobre todas estas questões e muitas outras, como financiamentos disponíveis para diferentes tipos de consumidores obterem energia fotovoltaica. Baldini destaca que há vários caminhos, como bancos e cooperativas, que trazem algumas soluções em seus nichos. “Mas nada como o uso do dinheiro que o cidadão tem e possa usar para seu benefício, como o Imposto de Renda, FGTS ou ISS, por exemplo, como já ocorre em outros países. Farei questionamentos sobre essas possibilidades”.

Roberto Zilles, coordenador do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos e professor titular do Instituto de Energia e Ambiente da USP, irá participar da mesa redonda dando enfoque aos desafios da expansão da energia fotovoltaica no país. Ele tratará, principalmente, dos desafios econômicos, técnicos, e da demanda por qualificação profissional de instaladores. “Além disso, a consulta pública será uma oportunidade para o público entender melhor quais os movimentos e passos estão sendo dados neste setor. É importante lembrar que instalações feitas apropriadamente também colaboram para o desenvolvimento da matriz de energia solar brasileira”, diz.


Empresas brasileiras e europeias na EnerSolar + Brasil

A Ecoenergy é parte integrante da EnerSolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar, realizada pela Cipa Fiera Milano e que há anos conta com o apoio da Abeama e da BVMW, associação alemã de pequenas e médias empresas. A presidente da representação brasileira da entidade, Ilka Von Borries-Harwardt, ressalta que está em conversas adiantadas com empresas da Europa que têm interesse em participar da edição 2018.

“Enquanto damos apoio à Abeama, seja em palestras ou prestando informações no estande da EnerSolar + Brasil, fazemos uma ponte entre as empresas de energia alternativa brasileiras e europeias que nos procuram. Nós orientamos sobre como podemos apoiá-las nos respectivos mercados de interesse”, comenta. Borries-Harwardt diz que o escritório da BVMW em Bruxelas é instrumental para a realização deste trabalho, já tendo ajudado a trazer, em anos anteriores, empresas financiadas pela Comissão Europeia, o que ela espera que seja repetido neste ano.


Serviço:

8º Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia.

Programação Completa: www.enersolarbrasil.com.br/16/programacao-ecoenergy-2018

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo / SP


Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano é uma empresa especializada na realização de feiras de negócios e de produção de revistas técnicas, cujos objetivos são aproximar organizações na América Latina, bem como criar oportunidades reais de negócios e de relacionamentos. A empresa é a filial brasileira da Fiera Milano SpA, grupo líder em feiras e congressos na Itália e um dos mais importantes no mundo.

A Fiera Milano possui um portfólio único de feiras considerando a variedade de setores da economia que são representados, além da qualidade apresentada nos seus eventos – tanto na Itália quanto no exterior. São 12feiras no Brasil: EBRATS Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície; FEITINTAS – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos; FESQUA – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes; EXPOSEC – Feira Internacional de Segurança; EnerSolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar; TecnoMultimídia InfoComm Brasil;  FIRE SHOW – International Fire Fair; FISP FISST – Feira Internacional de Segurança e Proteção; REATECH – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade; TUBOTECH – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes; wire South America – Feira Internacional de Cabos e Fios e BRASEG – Feira Brasileira de Segurança e Saúde no Trabalho e Proteção Contra Incêndios.


Mais informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação
Email equipe: fieramilano@2pro.com.br
Teresa Silva – (11) 3030-9463
Marcos Coelho – (11) 3030-9403
Myrian Vallone – (11) 3030-9404

www.2pro.com.br

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.


A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos, por meio da realização de grandes feiras e publicação de revistas setorizadas na América Latina.

Receba Nossa Newsletter

Seu nome

Seu e-mail

 Sim, eu quero receber comunicações do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu quero receber comunicações dos parceiros do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu concordo com os termos de uso e com a Política de Privacidade do Grupo Cipa Fiera Milano

Fale Conosco

Avenida Angélica, 2491 - 20 andar - Cj. 204

Telefone:
+55 11 5585.4355
+55 11 3159-1010

E-mail: info@fieramilano.com.br

Website: www.cipafieramilano.com.br

Copyright by Ecoenergy 2020. All rights reserved.