Ecoenergy ocorre em meio à expectativa de que a consulta pública da norma de instalações elétricas para sistemas fotovoltaicos seja aprovada

18 de abril de 2018
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Consulta e suas implicações estarão entre os tópicos abordados na mesa redonda da Abeama – Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente.


São Paulo, abril de 2018 – A Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia,realizada de 22 a 24 de maio no São Paulo Expo, ocorrerá no momento em que o mercado de energia solar fotovoltaica espera já ter sido aprovada a consulta pública da NBR 16690, norma de instalações elétricas para sistemasfotovoltaicos. Esta norma irá estabelecer regras claras para a qualidade e fiscalização das instalações, assim como se tornar referência para formação de mão de obra no setor. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.congressoecoenergy.com.br.

A mesa redonda “Captação de recursos dos agentes: escolhas e resultados”, promovida por Ruberval Baldini, presidente da Abeama – Associação Brasileira de Energias Alternativas e Meio Ambiente, abordará a questão. “O mercado fotovoltaico é relativamente novo no Brasil, então nossos marcos legais têm que estar em constante evolução, adaptando-se às mudanças de cenário”, afirma.

Baldini destaca que, nos últimos anos, a Abeama tem trazido à Ecoenergy pautas com enfoque nos consumidores finais, comerciais e industriais, falando a língua deles. “Queremos que cada vez mais brasileiros possam utilizar energia solar. Todo mundo que tem um teto pode se beneficiar disso e a divulgação com propriedade é de grande importância nesse processo”. O que precisa incluir, segundo ele, explicações sobre a redução da conta de eletricidade, como utilizar complemento fotovoltaico em um projeto que já faz uso de energia intensiva e o funcionamento do sistema.

Os participantes poderão tirar dúvidas sobre todas estas questões e muitas outras, como financiamentos disponíveis para diferentes tipos de consumidores obterem energia fotovoltaica. Baldini destaca que há vários caminhos, como bancos e cooperativas, que trazem algumas soluções em seus nichos. “Mas nada como o uso do dinheiro que o cidadão tem e possa usar para seu benefício, como o Imposto de Renda, FGTS ou ISS, por exemplo, como já ocorre em outros países. Farei questionamentos sobre essas possibilidades”.

Roberto Zilles, coordenador do Laboratório de Sistemas Fotovoltaicos e professor titular do Instituto de Energia e Ambiente da USP, irá participar da mesa redonda dando enfoque aos desafios da expansão da energia fotovoltaica no país. Ele tratará, principalmente, dos desafios econômicos, técnicos, e da demanda por qualificação profissional de instaladores. “Além disso, a consulta pública será uma oportunidade para o público entender melhor quais os movimentos e passos estão sendo dados neste setor. É importante lembrar que instalações feitas apropriadamente também colaboram para o desenvolvimento da matriz de energia solar brasileira”, diz.


Empresas brasileiras e europeias na EnerSolar + Brasil

A Ecoenergy é parte integrante da EnerSolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar, realizada pela Cipa Fiera Milano e que há anos conta com o apoio da Abeama e da BVMW, associação alemã de pequenas e médias empresas. A presidente da representação brasileira da entidade, Ilka Von Borries-Harwardt, ressalta que está em conversas adiantadas com empresas da Europa que têm interesse em participar da edição 2018.

“Enquanto damos apoio à Abeama, seja em palestras ou prestando informações no estande da EnerSolar + Brasil, fazemos uma ponte entre as empresas de energia alternativa brasileiras e europeias que nos procuram. Nós orientamos sobre como podemos apoiá-las nos respectivos mercados de interesse”, comenta. Borries-Harwardt diz que o escritório da BVMW em Bruxelas é instrumental para a realização deste trabalho, já tendo ajudado a trazer, em anos anteriores, empresas financiadas pela Comissão Europeia, o que ela espera que seja repetido neste ano.


Serviço:

8º Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia.

Programação Completa: www.enersolarbrasil.com.br/16/programacao-ecoenergy-2018

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo / SP


Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano é uma empresa especializada na realização de feiras de negócios e de produção de revistas técnicas, cujos objetivos são aproximar organizações na América Latina, bem como criar oportunidades reais de negócios e de relacionamentos. A empresa é a filial brasileira da Fiera Milano SpA, grupo líder em feiras e congressos na Itália e um dos mais importantes no mundo.

A Fiera Milano possui um portfólio único de feiras considerando a variedade de setores da economia que são representados, além da qualidade apresentada nos seus eventos – tanto na Itália quanto no exterior. São 12feiras no Brasil: EBRATS Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície; FEITINTAS – Feira da Indústria de Tintas, Vernizes e Produtos Correlatos; FESQUA – Feira Internacional de Esquadrias, Ferragens e Componentes; EXPOSEC – Feira Internacional de Segurança; EnerSolar + Brasil – Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar; TecnoMultimídia InfoComm Brasil;  FIRE SHOW – International Fire Fair; FISP FISST – Feira Internacional de Segurança e Proteção; REATECH – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade; TUBOTECH – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes; wire South America – Feira Internacional de Cabos e Fios e BRASEG – Feira Brasileira de Segurança e Saúde no Trabalho e Proteção Contra Incêndios.


Mais informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação
Email equipe: fieramilano@2pro.com.br
Teresa Silva – (11) 3030-9463
Marcos Coelho – (11) 3030-9403
Myrian Vallone – (11) 3030-9404

www.2pro.com.br

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.


A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos, por meio da realização de grandes feiras e publicação de revistas setorizadas na América Latina.

Receba Nossa Newsletter

Seu nome

Seu e-mail

Fale Conosco

Avenida Angélica, 2491 - 20 andar - Cj. 204

Telefone:
+55 11 5585.4355
+55 11 3159-1010

E-mail: info@fieramilano.com.br

Website: www.cipafieramilano.com.br

Copyright by Ecoenergy 2020. All rights reserved.