Eletronorte vai implementar o Mais Luz para Amazônia no Amapá

14 de agosto de 2020
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A Eletronorte vai levar energia limpa para 300 mil pessoas que moram em áreas remotas do Amapá. O Ministério de Minas e Energia (MME) assinou portaria, nesta quarta-feira (5/8), determinando que a companhia vai atuar como agente executor do programa Mais Luz para a Amazônia naquele estado. O acordo foi assinado pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e pelo presidente da Eletronorte, Roberto Parucker, em cerimônia que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o secretário de Energia Elétrica do MME, Rodrigo Limp, o objetivo da portaria é levar energia limpa e renovável para 300 mil pessoas que vivem áreas remotas, sem acesso à rede pública de energia e distante dos polos de distribuição. ;O programa permitirá o desenvolvimento econômico e social das comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas;, afirmou.

Limp explicou que a primeira fase do programa Mais Luz para a Amazônia consiste na identificação dos consumidores que serão atendidos, o que já está em andamento. ;Depois serão celebrados termos de compromisso com as distribuidoras, o que deve ocorrer ainda em 2020, com contratos específicos para a realização das obras, a fim de entregá-las em 2021.;

A designação da Eletronorte no Amapá, como agente executor para realização das obras de ligação dessas comunidades vai atender o arquipélago de Bailique, com energia renovável e limpa, principalmente da fonte solar. O presidente da companhia, Roberto Parucker, ressaltou que terá o desafio de instalar painéis solares em comunidades isoladas ou levar cabos subaquáticos.

;Nosso compromisso será assumido de forma tranquila e determinada. No Amapá, a Eletronorte é comprometida com o desenvolvimento do Estado e tem projetos de universalização da energia em aldeias. O projeto Mais Luz para Amazônia é fruto de parceria com o MME, que cedeu os equipamentos eletrônicos, 700 placas fotovoltaicas;, disse.

;O desafio que nos orgulha muito pelo reconhecimento e pela oportunidade de reafirmar compromisso com a região onde atuamos há mais de 47 anos. No arquipélago do Bailique, teremos mais uma demonstração da qualidade de vida que a energia leva para as pessoas. A região fica a 160 km da capital Macapá;, assinalou. ;Um programa como esse contribui para redução da emissão dos gases de efeito estufa porque reduz o uso de geradores a diesel ou gasolina que, por enquanto, são a única fonte de energia da região;, acrescentou.

Prestígio

Presente ao evento, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), comemorou a assinatura. ;É um sinal de respeito e de prestígio a mim, porque o Amapá é o estado que represento. Sei do significado disso para o arquipélago do Bailique, que tem mais de 43 comunidades que vivem no conjunto de ilhas,cujo único acesso, por embarcação, dura 12 horas e, se perder a maré, leva 18 horas;, ressaltou.

Conforme o parlamentar, as comunidades vivem em total isolamento da capital, especialmente em relação à energia elétrica. ;São mais de 12 mil habitantes, uma população expressiva que não tem energia de qualidade. Esse modelo de energia renovável e limpa é aguardado há muitos anos;, completou.

FONTE:
CORREIO BRAZILIENSE

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.


A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos, por meio da realização de grandes feiras e publicação de revistas setorizadas na América Latina.

Receba Nossa Newsletter

Seu nome

Seu e-mail

 Sim, eu quero receber comunicações do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu quero receber comunicações dos parceiros do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu concordo com os termos de uso e com a Política de Privacidade do Grupo Cipa Fiera Milano

Fale Conosco

Avenida Angélica, 2491 - 20 andar - Cj. 204

Telefone:
+55 11 5585.4355
+55 11 3159-1010

E-mail: info@fieramilano.com.br

Website: www.cipafieramilano.com.br

Copyright by Ecoenergy 2020. All rights reserved.