EnerSolar + Brasil traz soluções e tecnologias para ampliar a geração distribuída


Evento promove o desenvolvimento do setor e apresenta ao mercado alternativas em fontes energéticas sustentáveis, de 10 a 12 de maio, em São Paulo


O Brasil apresenta grande potencial para a expansão da geração distribuída. Segundo a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, o País já possui 1.285 conexões, sendo 96% de fonte solar fotovoltaica. A expansão da geração distribuída favorece o consumidor-gerador e a economia, beneficiando todo o sistema elétrico brasileiro.

A Resolução Normativa nº 482/2012* criou o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, permitindo que o consumidor instale pequenos geradores, como painéis solares fotovoltaicos e microturbinas eólicas, em sua unidade consumidora e troque energia com a distribuidora local. A partir de 1º de março de 2016 a norma passará por uma atualização. Passam a valer novas regras tais como a permissão do uso de qualquer fonte renovável, além da cogeração qualificada, sendo microgeração distribuída a com potência instalada de até 75 quilowatts (KW) e minigeração distribuída acima de 75 kW e menor ou igual a 5 MW (sendo 3 MW para a fonte hídrica).

No sistema de geração distribuída as quantidades de energia geradas em determinado mês que excederem o consumo, são revertidas em créditos nas faturas dos meses subsequentes. Os créditos poderão ser utilizados em até 60 meses.

As mais recentes soluções e tecnologias voltadas para o segmento de geração distribuída, bem como para toda a indústria dos setores de GTDC (Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização) estarão na EnerSolar + Brasil | Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar. A feira acontece de 10 a 12 de maio de 2016, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na cidade de São Paulo. A 5ª edição do evento, realizada pela Cipa Fiera Milano, vai reunir 80 expositores dos segmentos de aquecedores solares, placas termo solares, painéis fotovoltaicos, aero geradores, inversores, máquinas para transporte e manuseio de biomassa, caldeiras e queimadores, entre outros, atraindo cerca de 12 mil profissionais do setor.

Entre as atrações que acontecem simultaneamente à feira, a 6ª edição do Ecoenergy | Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia, sob o tema central “Ações e políticas públicas, soluções para o financiamento, inovação tecnológica, venda de excedentes e novos negócios em energia solar”, apresentará uma programação de mesas-redondas e painéis promovendo importantes debates entre empresários, pesquisadores, representantes do governo, entidades e associações do setor.
(*) Fonte: com informações da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica

Resolução Normativa nº 482/2012 – regra que estabelece as condições gerais para o acesso de micro e minigeração aos sistemas de distribuição de energia elétrica e cria o sistema de compensação de energia elétrica, que permite ao consumidor instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora e trocar energia com a distribuidora local. A regra é válida para geradores que utilizem fontes incentivadas de energia (solar, eólica, biomassa, hídrica e cogeração qualificada).

Mais informações EnerSolar+ Brasil: enersolarbrasil.com.br

 

Serviço

V EnerSolar + Brasil | Feira Internacional de Tecnologias para Energia Solar
Data: 10 a 12 de maio de 2016, das 13h às 20h
* Evento gratuito para profissionais do setor
Evento Simultâneo: VI Ecoenergy | Congresso de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia
Data: 10 a 12 de maio de 2016, das 9h às 18h
Programação e Inscrições: http://enersolarbrasil.com.br/16/programacao-ecoenergy/
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo – SP
Transporte gratuito: Rua Nelson Fernandes, 450 – Acesso pelo Terminal Rodoviário Jabaquara

 

Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas, e tem como objetivo aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos por meio da realização de grandes feiras e publicações de revistas segmentadas na América Latina.

Fiera Milano no Mundo

Localizada em Milão – Itália, a Fiera Milano é líder de mercado nos segmentos de feiras e congressos, tanto em número de visitantes e expositores, quanto na excelência das exposições. Com escritórios em oito países ao redor do mundo, a Fiera Milano possui um portfólio que se destaca das demais promotoras de feiras em termos de gama de setores econômicos representados e qualidade dos eventos. A cada ano suas exposições atraem mais de 30 mil expositores e cinco milhões de visitantes.

 

Cipa Fiera Milano Press Office
RM Press | Comunicação Estratégica
Claudia Maciel
+55 11 2950-4820
claudia.maciel@rmpress.com.br

Clique aqui para download.