Feira Ecoenergy aponta caminhos para um futuro mais plural e sustentável no mercado de eletricidade


Integrando feira e congresso, evento se posiciona como o principal encontro no Brasil sobre geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia solar, energia eólica, biomassa e demais fontes limpas e renováveis

São Paulo, 21 maio de 2019 – Após sete edições de sucesso, a EnerSolar + Brasil mudou. A partir deste ano a feira passa a abranger mais cinco setores e a se posicionar com uma marca ainda mais forte: Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia. O evento, organizado e promovido pela Cipa Fiera Milano, ocorre entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, das 13h às 20h, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

A feira Ecoenergy posiciona-se como a principal plataforma de negócios no Brasil para as energias solar, eólica, de biomassa, de combustíveis gasosos, líquidos e sólidos e também geotérmica e hidrelétrica. Numa área de exposição de sete mil metros quadrados, 125 empresas apresentarão novidades em produtos e serviços para GTDC (Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização) em todas essas vertentes.

“O novo evento reúne as fontes de energia do futuro. Elas atraem interesse cada vez maior pelos custos de implantação em queda e pelas vantagens importantes em sustentabilidade”, afirma Rimantas Sipas, Diretor Comercial da Cipa Fiera Milano. A expectativa da organizadora é de que a feira Ecoenergy receba 13 mil visitantes.

Alternativas em alta

O Brasil sempre foi referência em geração de energia por meio de uma fonte limpa e renovável – a hidrelétrica, que responde por quase 64% da atual matriz elétrica nacional, segundo cálculos recentes. No entanto, soluções alternativas têm logrado avanços impressionantes.

De 2012 para cá o total de parques locais de energia solar fotovoltaica saltou de 5 mil para quase 60 mil. Desde 2017 o Brasil está entre os dez países com mais investimentos nesse campo. Nos últimos dois anos, o total de painéis solares em operação no território nacional passou de 7 mil para 49 mil unidades.

Em 2019, a geração de energia solar no Brasil deve aumentar 44%. O potencial para crescimento é enorme. Enquanto nossa atual potência instalada é de cerca de 2 gigawatts (GW), a da China supera 130 GW.

Em abril, a energia eólica alcançou o posto de segunda maior fonte da matriz elétrica brasileira (9,2% de participação). Os 601 parques eólicos atualmente em operação no país contam com mais de 7 mil aerogeradores, resultando numa capacidade instalada de 15 GW – patamar superior ao da hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior no mundo. Em 2011, a capacidade instalada era de 1 GW.

 

Oportunidades para capacitação

A feira Ecoenergy também será palco para assimilação de conhecimentos e atualização quanto a oportunidades e desafios do mercado de energia limpa. No Congresso Ecoenergy haverá a apresentação de estudos de casos e debates sobre os temas mais importantes do momento, como evoluções tecnológicas, oportunidades de mercado e alterações regulatórias.

Os três painéis âncoras do Congresso Ecoenergy serão: “Panorama Regulatório e as Tendências Globais para o Prosumidor – Onde o Setor Espera Chegar?”, “Gestão de Recursos Financeiros e Inovação Tecnológica e Energia Renovável” e “Minimização de Riscos em Empreendimentos de Energia”.

A questão regulatória, em especial, promete mobilizar atenções. Sucede que o setor vive a expectativa da instituição de um marco tarifário para a geração distribuída (GD). Pelas regras atuais, os chamados “prosumidores” (consumidores que também produzem energia) obtêm abatimentos em suas contas de luz de acordo com o volume de eletricidade que injetam na rede. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) pleiteia uma tarifa pelo uso dos sistemas de transmissão e distribuição. O mercado de energias alternativas discorda.

Além do Congresso Ecoenergy o evento também abriga o 3º Biomass Day – Congresso Internacional da Biomassa e a Techshow – Palestra dos Expositores. O Biomass Day oferecerá uma agenda intensa de palestras, debates e cases de sucesso no setor de biomassa. O Techshow, por sua vez, consistirá em um espaço para expositores realizarem palestras gratuitas, fornecendo detalhes de produtos e serviços.

“As conferências serão oportunidades valiosas para capacitação de todos os profissionais ligados ao universo da energia limpa e renovável – empreendedores, executivos, engenheiros, instaladores, integradores e distribuidores”, observa Sipas.

Outro destaque é que a feira Ecoenergy será pela primeira vez realizada em conjunto com a feira Ecomondo Brasil, focada em soluções ambientais para o mercado industrial.

“O setor de energias limpas e renováveis está cada vez mais amplo e dinâmico”, avalia Sipas. “Ao reunir os elos dessa cadeia de valor, a Ecoenergy é uma ocasião ímpar para o networking e o estabelecimento de acordos comerciais e parcerias em prol da inovação”.

 

Mais informações e inscrições pelo sites:

www.feiraecoenergy.com.br

www.congressoecoenergy.com.br

www.congressobiomassday.com.br

 

Serviço:

Ecoenergy – Feira e Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para Geração de Energia

Data: 21 a 23 de maio de 2019

Horário: 13h às 20h

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo / SP

 

Congresso Internacional de Tecnologias Limpas e Renováveis para a Geração de Energia.

Dias 21, 22 e 23 de maio, das 9h às 18h

 

3º Biomass Day – Congresso Internacional da Biomassa

21 de maio, das 9h às 18h

22 de maio, das 9h às 17h30

 

Techshow – Palestra dos Expositores

Dias 21, 22 e 23 de maio, das 14h às 19h

 

Mais informações para imprensa:

2PRÓ Comunicação

Email equipe: fieramilano@2pro.com.br

Teresa Silva – (11) 3030-9463

Myrian Vallone – (11) 3030-9404

Guilherme Kamio – (11) 3030-9403

Renê Gardim – (11) 3030-9422

Fadia Calandrini – (11) 3030-9402

www.2pro.com.br