O que é a ABSOLAR e qual a sua função no mercado brasileiro?

A produção de energia solar no Brasil vem crescendo ano após ano, de modo que ocupa um espaço cada vez maior na matriz energética do país. Por isso, surgiu a necessidade de organizar esse mercado, para que o setor fosse corretamente representado. Então surgiu a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Quer saber mais sobre essa associação e sua função no mercado energético brasileiro? Neste post explicamos tudo. Confira!

O que é a ABSOLAR

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica é uma organização sem fins lucrativos, que busca congregar as empresas que fazem parte de todo o ciclo produtivo do setor de produção de energia solar fotovoltaica e operam no Brasil.

Objetivos

Fundada em 2013, a associação tem a função de coordenar, representar e defender todos os interesses de seus membros associados no que diz respeito ao desenvolvimento do nicho produtivo do setor. Dessa forma, a ABSOLAR trabalha para promover e divulgar a prática da utilização de energia solar no Brasil.

Seus objetivos são:

  • representar e promover o setor fotovoltaico do Brasil nacional e internacionalmente, tanto perante o governo quanto perante as outras empresas do setor elétrico, imprensa, sociedade e outros;
  • acompanhar os desenvolvimentos e os avanços tecnológicos do setor fotovoltaico, divulgando produções e informes que relatem as taxas de crescimento da energia solar no Brasil. Além disso, a ABSOLAR também divulga a seus membros as oportunidades presentes no setor, com editais, projetos e outros;
  • servir como ponto convergente e espaço de debates entre as empresas de produção fotovoltaica, realizando reuniões e encontros estratégicos com autoridades do setor, desenvolvendo atividades em grupos de trabalho, assembleias e plenárias.

Missão

Sua missão é inserir e ampliar o uso da energia solar fotovoltaica na matriz elétrica brasileira, fomentando o desenvolvimento de um setor fotovoltaico nacional com qualidade, profissionalismo, competitividade e sustentabilidade.

Visão

A ABSOLAR tem como visão ser a associação de referência do setor elétrico que representa com legitimidade, ética e transparência as empresas e os profissionais do setor fotovoltaico brasileiro.

Valores

Os valores da ABSOLAR incluem profissionalismo, qualidade, ética e transparência, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, cooperação, colaboração e parceria entre os atores do setor fotovoltaico e os tomadores de decisão do país.

A ABSOLAR e seus projetos

A ABSOLAR organiza e apoia diversos projetos e eventos relacionados ao setor de energia solar fotovoltaica.

WWF – Estudos internacionais

Em uma parceria com a UnB (Universidade de Brasília) e a WWF (World Wide Fund for Nature), uma ONG internacional pelo meio ambiente, a ABSOLAR colaborou com o desenvolvimento do estudo “Potencial de energia solar em telhados de Brasília”. Esse estudo mapeou os telhados de diversas regiões do Distrito Federal, avaliando o potencial para instalação de painéis solares.

Além dele, a ABSOLAR e a WWF ainda desenvolveram o estudo “Desafios e oportunidades para a energia solar fotovoltaica no Brasil: recomendações para políticas públicas”.

Guia de Referência para Cobertura Jornalística de Energias Renováveis

Esse foi um lançamento em parceria com a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), empresa financiada pelo governo alemão, buscando o desenvolvimento sustentável ao redor do mundo. O objetivo do guia é facilitar a divulgação e a informação correta sobre os diversos setores que envolvem a produção de energia renovável.

Programa Mais Alimentos

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a ABSOLAR colabora com o Programa Mais Alimentos na produção primeira e em projetos de cooperação, levando a sustentabilidade e a energia renovável para o campo.

Intersolar

A Intersolar South America é um evento internacional que engloba toda a cadeia de produção de energia solar fotovoltaica. Em um acordo firmado em 2018, a ABSOLAR tornou-se parceira oficial da Intersolar, com um estande próprio no evento, oferecendo diversos benefícios aos novos associados.

Filiação à ABSOLAR

Para se associar à ABSOLAR, as empresas interessadas devem dar início ao processo associativo no site da associação. A ficha com todos os dados necessários deve ser preenchida, assinada, digitalizada e enviada por e-mail para absolar@absolar.org.br, com uma cópia do ato constitutivo da própria empresa, em caso de pessoa jurídica. Para pessoas físicas, deve-se comprovar o exercício de atividade profissional no setor.

A ABSOLAR oferece duas categorias de associação:

  • Associado Pleno: tem direito a voto e pode ser eleito para cargos da ABSOLAR, além de ser permitido coordenar grupos de trabalho;
  • Associado Colaborador: pode participar de todas as atividades da associação, além de ter acesso às informações divulgadas pela ABSOLAR. Apesar disso, não possui direito a voto e nem pode se candidatar aos cargos, além de ser vetada a coordenação dos grupos de trabalho.

Benefícios aos associados

Entre os benefícios que a ABSOLAR oferece aos seus associados, podemos citar:

  • representação dos associados e de seus respectivos pontos de interesse frente ao governo do Brasil e o setor elétrico, incluindo entidades como MME, MMA, ANEEL, EPE, BNDES, Inmetro e outros;
  • ampliação do networking, promovendo a interação com fornecedores, clientes, parceiros e executivos do setor de produção de energia solar fotovoltaica;
  • descontos em eventos do setor, como feiras, conferências, cursos e workshops;
  • exposição da empresa como uma associada à ABSOLAR;
  • participação nos ambientes de negócios estimulados pela ABSOLAR;
  • informações atualizadas sobre o mercado de energia solar fotovoltaica, incluindo acompanhamentos regulatórios, políticas públicas e disponibilização de incentivos;
  • participação ativa dos associados no desenvolvimento do setor de produção de energia solar fotovoltaica.

Eventos

Além das reuniões internas e da Intersolar, a ABSOLAR apoia o desenvolvimento de diversos outros eventos, como discussões de estudos, webinars, a Feira Ecoenergy e a Brasil Solar Power. Este último é considerado o evento oficial do setor fotovoltaico no Brasil, que em 2018 contou com mais de 14 horas corridas de congressos e mais de 90 palestrantes altamente qualificados.

A criação da ABSOLAR surgiu para suprir uma demanda importante das empresas do setor de produção de energia solar fotovoltaica, representando-as frente aos principais agentes governamentais e do mercado. Sua presença auxilia não apenas na divulgação de seus associados, mas também no desenvolvimento de conhecimentos técnicos essenciais para a otimização da produção de energia.

Fonte:Blog.aldo